APRESENTAÇÃO

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado desde 1980 anualmente pela SBC e tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil, promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, através de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.

O CSBC é formado por uma estrutura fixa, os eventos base e também por inúmeros eventos satélites, que são eventos aprovados anualmente pelo Comitê gestor do CSBC a partir das propostas submetidas durante a chamada aberta anualmente.

Conheça os eventos base do CSBC:

CQ
O Curso de Qualidade é um curso para discutir com a comunidade acadêmica, representada principalmente pelos professores e coordenadores de curso da área de computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto de cursos, escopo de matérias e o processo de ensino e aprendizagem.

COMPUTEC
O Seminário de Computação e Mercado apresentam painéis e debates que abordam temas propostos ao redor da interação universidade-empresa-governo e a inovação tecnológica, pesquisa aplicada, oportunidades e desafios, assim como programas governamentais na área de inovação. O seminário conta com pronunciamentos de representantes dos setores público e privado, abordando políticas públicas, estratégias de desenvolvimento, visões de mercado e perspectivas futuras, preparando-se melhor no entendimento dos desafios para os diversos atores nas diversas áreas (acadêmicas, empresariais e governamentais) participantes na evolução tecnológica.

CTD
O Concurso de Teses e Dissertações objetiva selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país concluídas, defendidas e aprovadas, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior à realização da edição do CSBC.  Os melhores trabalhos serão avaliados de acordo com os resultados científicos e tecnológicos já gerados, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação.

CTIC
O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica objetiva estimular o desenvolvimento de trabalhos científicos em software, hardware, microeletrônica e áreas correlatas por alunos de cursos de graduação. Neste Concurso os melhores trabalhos técnico-científicos dos alunos de cursos graduação em Computação em nível nacional são apresentados e premiados.

JAI
As Jornadas de Atualização em Informática são ministradas por pesquisadores seniores da comunidade e oferecem aos participantes do CSBC oportunidade para se atualizarem em diversos temas relevantes para a comunidade de informática com líderes de áreas de pesquisa no Brasil.

SECOMU
O Seminário de Computação na Universidade reúne a comunidade de computação para discutir temas de interesse nacional no quadro político-científico-educacional no Brasil. Tem como objetivo o estudo e o debate de temas de interesse da Universidade Brasileira nas áreas de informática e de microeletrônica no sentido de buscar soluções e propor diretrizes para atender as necessidades da sociedade brasileira. São convidadas personalidades políticas e representantes de agências de fomento e comitês assessores para, junto com os participantes, buscarem soluções e estratégias para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, com foco na Computação.

SEMISH
O Seminário Integrado de Software e Hardware tem como objetivo a apresentação de trabalhos originais em software, hardware ou microeletrônica desenvolvidos pela comunidade técnico-científica brasileira da área de computação e de microeletrônica. Principal fórum científico do congresso trata de assuntos de atualidade no tema principal do congresso e apresenta palestras com renomados pesquisadores do Brasil e do exterior.

WEI
O Workshop sobre Educação em Computação é um importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.

WIT
O Women in Information Technology é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de palestras convidadas e painéis, o workshop estará centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentrarão na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.