CQEB

Curso de Qualidade em Ensino de Computação na Educação Básica

CONTAGEM REGRESSIVA

Domingo – 14 de Julho
Horários Evento
08:30 às 09:00 Registro
09:00 às 10:30 Computação: O que é e porque ensinar na Educação Básica

Leila Ribeiro 

10:30 às 12:00 Diretrizes da SBC para Ensino de Computação na Educação Básica

Simone André da Costa Cavalheiro

Renata Galante

Wagner Meira Jr

Daniel de Angelis Cordeiro

12:00 às 14:00 Almoço
14:00 às 16:00 Itinerário Formativo Computação (parte 1)

Simone André da Costa Cavalheiro

Wagner Meira Jr

Daniel de Angelis Cordeiro

Leila Ribeiro

16:00 às 16:30 Coffee Break
16:30 às 17:30 Itinerário Formativo Computação (parte 2)

Renata Galante

Leila Ribeiro

17:30 às 18:30 Discussão: Como inserir Computação nas escolas?

Lisandro Zambenedetti Granville

Leila Ribeiro

Palestrantes:

Wagner Meira Jr. é professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Wagner é PhD em Ciência da Computação pela University of Rochester (1997), além de mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993 e 1990, respectivamente). Atualmente Wagner é pesquisador em produtividade do CNPq (nível 1B) e sub-coordenador do INCT-Cyber – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada. Publicou mais de três centenas de artigos em periódicos e conferências de impacto e é co-autor do livro Data Mining and Analysis – Fundamental Concepts and Algorithms, publicado pela Cambridge University Press em 2014. Seus interesses de pesquisa são em sistemas paralelos e distribuídos, em particular na sua escalabilidade e eficiência, variando de sistemas massivamente paralelos a plataformas baseadas na Internet, e em algoritmos de mineração de dados, sua paralelização e aplicação em áreas como recuperação de informação, cibersegurança e governança eletrônica.
Daniel Cordeiro é Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele recebeu o título de doutor em Mathématiques et en Informatique pela Université de Grenoble, França, e de Mestre em Ciências e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seus principais interesses de pesquisa incluem Computação de Alto Desempenho e Teoria do Escalonamento (e suas aplicações em problemas de otimização multiobjetivo, algoritmos de aproximação, teoria algorítmica dos jogos, etc.). Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à execução eficiente de aplicações de computação de alto desempenho em plataformas de Computação em Nuvem.
Simone André da Costa Cavalheiro: É Engenheira Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1998), Licenciada em Matematica pela Universidade Federal de Pelotas (1998), possui mestrado (2000) e doutorado (2010) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel. Atua na área de Fundamentos da Computação e Educação em Computação, principalmente em Métodos Formais e Pensamento Computacional. Desde 2013 é coordenadora do projeto “Explorando o Pensamento Computacional para Qualificação do Ensino Fundamental”, o qual integra ensino, pesquisa e extensão, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas. Desde 2017, é membro da Comissão de Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e vem contribuindo com a proposta de Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica da SBC.
Leila Ribeiro: É Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC e  Professora Titular no Instituto de Informática/UFRGS.
Doutora em Informática pela Universidade Técnica de Berlim, Alemanha (1996), Bacharel e Mestre em Computação pela UFRGS (1988 e 1991, respectivamente). É Membro do IFIP- TC 1 (Foundations of Computer Science). Áreas de interesse: Fundamentos da Computação (construção e análise de modelos computacionais), Engenharia de Software, Educação em Computação.
Lisandro Zambenedetti Granville é professor do Instituto de Informática da UFRGS e presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É diretor da IEEE Communications Society para América Latina e diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Lisandro desenvolve pesquisa na área de Redes de Computadores, em temas como Gerência de Redes, Virtualização e SDN/NFV”.
Claudia Capelli: Doutora em Ciências – Informática pela PUC-Rio (2009). Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Realizou estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática da Unirio (2010). Atualmente está em novo pós-doutorado no Programa de Pós graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua em Projeto de Inovação na área de Data Science da CEF com foco em entendimento e linguagem Clara. Jovem Cientista Nosso Estado pela FAPERJ. Pesquisadora em Transparência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Foi Gerente da Área de Arquitetura Corporativa e Planejamento de Tecnologia do Citibank (1996 – 2001) e da Telemar (2001 – 2003) e Professora Adjunta do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenou o NP2Tec (Núcleo de Pesquisa e Prática de Tecnologia) (2003 – 2013) e o CiberDem (Núcleo de Pesquisa em CiberDemocracia) (2015-2017) ambos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi representante do Comitê de Transparência Organizacional da UNIRIO. Revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Diretora de Articulação com a Indústria na SBC. Membro do Comitê Gestor do programa Meninas Digitais da SBC. Mentora da Fábrica de Startups. Atua na área de Sistemas de Informação, principalmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura Corporativa, Gestão de TI, Transparência e Governo Digital.

Renata Galante tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)). Diretora Administrativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenadora do Curso de Especialização em Big Data e Data Science, do Instituto de Informática da UFRGS. Está envolvida com atividades de extensão, ensino de graduação e pós-graduação e orientação de alunos de mestrado e doutorado. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq, Finep, Fapergs, Petrobrás e Ministério da Saúde. Desenvolve pesquisa nas áreas de Banco de Dados, Big Data, Data Science, Redes Sociais e Cidades Inteligentes.