32º CTD

32º Concurso de Teses e Dissertações

CONTAGEM REGRESSIVA

APRESENTAÇÃO

O XXXII Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do CSBC selecionará e premiará as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país concluídas, isto é, defendidas e aprovadas, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018. As teses e dissertações que concorrerem este ano serão avaliadas de acordo com os resultados científicos e tecnológicos já gerados pelo trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação.

TRABALHOS ACEITOS PARA 2º FASE   PROGRAMAÇÃO    TRABALHOS PREMIADOS

Processo de Seleção

Os trabalhos submetidos passarão por uma etapa inicial de seleção que visa a escolher as 6 (seis) melhores teses de doutorado e as 10 (dez) melhores dissertações de mestrado de 2018. Cada trabalho será revisado por, pelo menos, três especialistas, que analisarão o material submetido pelos autores (vide informações na seção “Submissão de Trabalhos” abaixo). Após a fase de revisão, será realizada uma etapa de discussão entre todos os integrantes do Comitê de Avaliação para selecionar os trabalhos aceitos.
Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o CTD em Belém, PA. Para fins de premiação, será avaliada também a qualidade dessa apresentação oral. Os autores que não apresentarem seus trabalhos no CTD não concorrerão aos prêmios. Dentre os trabalhos que cumprirem os requisitos estabelecidos, serão premiados até 6 (seis) trabalhos, correspondentes às 3 (três) melhores teses de doutorado e às 3 (três) melhores dissertações de mestrado. Os prêmios serão entregues na Assembleia da SBC.

Datas Importantes

Submissão de artigos até o dia: 25 de Março 2019 (prorrogado)
Comunicação de resultados: 06 de Maio de 2019 (prorrogado) 29 de Abril de 2019
Envio da versão final até o dia:  13 de Maio de 2019 (prorrogado) 06 de Maio de 2019

Instruções aos autores

As submissões devem ser realizadas através do sistema JEMS, em https://submissoes.sbc.org.br/csbc2019_ctd. Cada submissão deve consistir dos seguintes documentos:
– resumo sobre o trabalho de até 6 páginas em formato de artigo;
– texto completo da tese ou dissertação; e
– cópia digitalizada do diploma (ou documento que comprove que a tese ou dissertação
foi defendida e aprovada).

Processo de Seleção

Todos os documentos devem ser submetidos em formato PDF. O texto completo da tese ou dissertação servirá essencialmente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho, isto é, o texto em si não passará
por um processo de revisão.
Os resumos devem ser escritos em Português ou Inglês, respeitando o limite máximo de 6 (seis) páginas, incluindo o texto, as figuras, as referências e os apêndices. Os resumos devem seguir as regras de formatação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que podem ser obtidas no sítio da SBC (Modelo de artigos da SBC, disponível aqui.)

Resumos fora da formatação não serão aceitos para avaliação.
O texto do resumo deve deixar claras as contribuições, a originalidade e as possibilidades de impacto do trabalho. A organização do resumo deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, departamento no qual foi aprovado, orientador e co-orientador(es) com as respectivas afiliações, e o texto propriamente dito.
Sugere-se que o texto, adicionalmente, explicite a motivação do trabalho, caracterizando a relevância do tema e os principais desafios de pesquisa tratados, os seus objetivos e os resultados relevantes obtidos. Caso se aplique, pede-se que os autores indiquem subprodutos do trabalho, tais como patentes, programas registrados, programas de domínio público/livre (indicando as respectivas URLs), artigos publicados ou aceitos para publicação (com informações sobre a relevância dos veículos de publicação em suas áreas), assim como quaisquer outros elementos que ajudem a justificar o trabalho ser considerado como um dos melhores do país em 2018. Quando necessário, o resumo pode fazer referências ao texto da tese ou dissertação.

Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para a coordenação do CTD 2019
(paschoal@inf.ufrgs.br).

Informações Adicionais

Como nos anos anteriores, a organização do evento oferecerá ajuda de custo de 3 diárias CNPq (somente ao autor de cada tese ou dissertação selecionada). Para receber a ajuda de custo (e, como mencionado, concorrer a um dos prêmios), o autor deverá apresentar o trabalho e estar presente durante a premiação. Somente após a solenidade, será concedido o benefício. A premiação do CTD será realizada durante a Assembleia, na quarta-feira, 14/7, provavelmente no horário das 14h às 16h.
É obrigatório que pelo menos um autor de cada artigo aprovado esteja inscrito no CSBC 2019 (em qualquer categoria) para que tenha seu artigo publicado nos anais.

Coordenadores do 32º CTD

Coordenação Geral

Luciano Paschoal Gaspary, UFRGS

Currículo Lattes

paschoal@inf.ufrgs.br

 

Apoio Local

Warley Muricy Valente Junior, UNIFESSPA

Currículo Lattes

wmvj@unifesspa.edu.br

Comitê de Avaliação

André Ponce de Leon F de Carvalho ICMC-USP/S.Carlos
Artur Ziviani LNCC
Bernadette Loscio UFPE
Claudia Linhares Sales UFC
Claudio Jung UFRGS
Debora Muchaluat-Saade UFF
Eduardo Alchieri UnB
Eduardo Feitosa UFAM
Fabio Protti UFF
Luciano Soares Insper
Luis Kowada UFF
Luiz Chaimowicz UFMG
Luiz Satoru Ochi UFF
Marco Wehrmeister UTFPR
Ricardo Prudêncio UFPE
Roberto Pereira UFPR
Thais Vasconcelos Batista UFRN
Uirá Kulesza UFRN