PROGRAMAÇÃO

13º Women in Information Technology

CONTAGEM REGRESSIVA

PROGRAMAÇÃO GERAL

Segunda-feira, 15 de Julho
HORÁRIO PROGRAMAÇÃO
09:00 às 09:15 Abertura

–      Tanara Lauschner, UFAM
–      Renata Viegas, UFPB

09:15 às 09:45 Trajetória de Liderança na Tecnologia

–      Palestrante: Júlia Hipólito
Agile Coach – Technical Coordinator no Sidia

09:45 às 10:15 Inovação Disruptiva com Tecnologia Social na Amazônia

–      Palestrante: Kamila Brito
Barco Hacker

10:15 às 11:15 Assédio sexual no trabalho – reconhecimento, prevenção e enfrentamento

–      Renata Coelho Vieira
Procuradora do MPT

11:15 às 12:00 Transformando projetos “Meninas Digitais” em negócios de impacto social

–      Nina Best
Chefe do departamento de Políticas SEPLANCTI – AM

16:30 às 19:00 Apresentação dos Artigos Completos
–      Chairs: Luciana Frigo (UFSC) e Silvia Amélia Bim (UTFPR)
Terça-feira, 16 de Julho
HORÁRIO PROGRAMAÇÃO
09:00 às 12:00 Autoafirmação feminina por meio de recursos digitais: Oficina de Stop motion

Ministrantes: Fabiola Pantoja Oliveira Araújo, Ana Cleice, Sara Merces e Yomara Pinheiro Pires

09:00 às 09:40 O CNPq e o programa “Mulher e Ciência”: ações e fomento

–      Adriana Maria Tonini
Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais – CNPq

09:40 às 09:50 Abertura da reunião estratégia com os projetos parceiros
09:50 às 11:00 Coordenação do MD em conversa com projetos parceiros.
11:00 às 12:00 Sessão de pôsteres (Artigos Curtos)
16:30 às 19:00 Fórum Meninas Digitais

Painel: Semeando a equidade em novos terrenos: projetos parceiros em ação!
–      Moderação: Cristiano Maciel e Sílvia Amélia Bim (Coordenadores do PMD)

–      Projetos Convidados:
IF Meninas – Elisandra Silva
Bit Girls – Mirella M. Moro
Manas Digitais – Danielle Couto
Meninas Digitais MT – Mory Márcia de Oliveira Lobo

19:00 Encerramento e Foto Coletiva do WIT+MD

09:15 às 09:45 – Segunda – Palestra:

Trajetória de Liderança na Tecnologia

Palestrante:Julia Carolina Hipolito Usui

Julia Carolina Hipolito Usui é mãe, agilista e coordenadora técnica no Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. Atua na formação de times ágeis desde 2008. Possui sólida experiência em gestão de projetos utilizando métodos ágeis. É Certified Scrum Professional, (CSP), Scrum Master (CSM), Product Owner (CSPO), Professional Scrum Master (PSM), Lean Kanban (LKU), Lead Assessor ISO9001:2015. No evento, a Júlia vai compartilhar sobre como a Liderança feminina está impactando positivamente na cultura e nos resultados das empresas.

09:45 às 10:15 – Segunda – Palestra:

Inovação Disruptiva com Tecnologia Social na Amazônia

Palestrante: Kamila Brito

Barco Hacker

É empreendedora, Hacker, formada em Administração de Empresa, especialização em Inovação, tem experiências em atuar na gestão de projeto de tecnologia da Informação por todo Brasil. Atualmente coordena o projeto do Barco Hacker com foco em empreendedorismo social e tecnológico pela Amazônia. Kamila é colunista de Tecnologia & Inovação da CBN Amazônia. Em 2015, foi indicada na lista de 100 mulheres Inspiradoras da Ong Think Olga, participou do programa de empreendedorismo feminino #ElaFazHistória promovido pelo Facebook e Instagram por toda América Latina.

10:15 às 11:15 – Segunda – Palestra:

Assédio sexual no trabalho – reconhecimento, prevenção e enfrentamento

Palestrante: Renata Coelho Vieira

Procuradora do MPT

Bacharel em Direito pela UFSC. Procuradora do Ministério Público do Trabalho. Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Coordenadora de Ensino da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) 2015-2016. Gerenciou nacionalmente o Projeto Igualdade de Oportunidades do MPT em 2015. Foi Vice-coordenadora da COPEDPDI (Coordenação Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso) do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) entre 2014 e 2015. Membro do GT de Assédio moral em telemarketing, criado em 2016. Fundadora e Coordenadora do GT Gênero, do MPT entre 2016-2017. Representante titular do MPT no Comitê Técnico Pró-equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República de 2013 a 2015. Organizadora e autora da obra Direitos Humanos e Trabalho na Perspectiva da Mulher (RTM)  e da Cartilha Assédio Sexual no Trabalho – Perguntas e Respostas (MPT/OIT).

11:15 às 12:00 – Segunda – Palestra:

Transformando projetos “Meninas Digitais” em negócios de impacto social

Palestrante: Nina Best

Chefe do departamento de Políticas SEPLANCTI – AM

 

Nina Best é formada em Ciência Política e Estudos Latino-americanos, pela McGill University, Canadá, e é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP), onde estudou governança multi-level em regiões metropolitanas e políticas de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Recife. Nina foi Diretora Executiva (2011-2018) da Associação United World Colleges (UWC) Brasil, onde atua como voluntária há quase 19 anos. Como especialista em desenvolvimento, governança, políticas públicas e direitos humanos, tem uma larga trajetória profissional em organizações da sociedade civil, incluindo Peacechild International, Instituto Pólis, Instituto Vitae Civilis, Oxfam, Instituto C&A e British Council. Hoje é Chefe de Departamento de Políticas Públicas da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) na Secretaria Estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPLANCTI) do Amazonas.

09:00 às 09:40 – Terça – Palestra:

O CNPq e o programa “Mulher e Ciência”: ações e fomento

Palestrante: Adriana Maria Tonini

Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais – CNPq

 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Licenciatura Plena pela Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais (1995), Mestrado em Tecnologia (Modelos Matemáticos e Computacionais) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Avaliadora institucional Externa do SINAES, para o ato autorizativo de credenciamento do BASis/INEP/MEC (Sistema Nacional). Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFOP. Vice-coordenadora geral do Programa Escola de Gestores na UFOP. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Coordenação Pedagógica e Mídias da Educação na UFOP. Professora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Editora da revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), membro da comissão técnica de ensino de engenharia da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Tem experiência na área de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Formação de Professores e Educação em Engenharia.

16:30 às 19:00 – Terça – Fórum Meninas Digitais:

Painel: Semeando a equidade em novos terrenos: projetos parceiros em ação!

Moderação: Cristiano Maciel e Sílvia Amélia Bim (coordenadores do PMD)

 

Danielle Couto – Manas Digitais (UFPA – Ananindeua/PA)

Doutora em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática (UFPA), Mestra em Engenharia Elétrica na área de Computação Aplicada (UFPA) e Bacharela em Ciência da Computação (CESUPA). Diretora da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento do Campus Ananindeua (UFPA). Coordena o Laboratório Interdisciplinar em Tecnologias, Educação e Computação (LITEC) e o Projeto Manas Digitais. Começou a carreira como Técnica em Eletrônica, graduada tornou-se Programadora e Analista de Sistemas e por fim Professora Universitária, hoje atuando na UFPA. Mãe de uma menina, apaixonada por tecnologias na educação.

Elisandra Silva – IF(meninas){nas exatas} (IFSP – Bragança Paulista/SP)

Doutora em Ciências pela Escola Politécnica da USP (2011), mestre em Ciência da Computação pela USP de São Carlos (2001) e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista desde 2008 e coordenadora do Projeto de Extensão IF(meninas){nas exatas}, que visa promover a participação de mulheres na área de exatas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração de
Dados, Predição de Links, Teoria de Conjuntos Fuzzy e Tecnologias Assistivas.

Mirella M. Moro – Bit Girls (UFMG – Belo Horizonte/MG)

Mirella M. Moro é professora associada do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após o seu doutoramento, foi bolsista CNPq PDJ (PosDoc Junior) no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi membro do Education Council (2013-2018) da ACM (Association for Computing Machinery) e do seu Education Board (2013-
2015). Foi Diretora de Educação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação, 2009-2015), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012), e editora associada do JIDM (Journal of Information and Data Management, 2010- 2012). Seus interesses de pesquisa estão na área de Banco de Dados, incluindo tópicos como processamento de consultas, redes sociais, recomendação, bibliometria e NoSQL.

Mory Márcia de Oliveira Lobo – Meninas Digitais MT (UFMT – Cuiabá/MT)

Pedagoga e Mestra em Educação com atuação na docência, gestão e assessoria. Doutoranda pelo PPGE/UFMT e membro ativo do Laboratório de Estudos em Tecnologia e Comunicação na Educação. Participante do Meninas Digitais MT.
Atualmente trabalha como objeto de pesquisa  Mulheres Negras e Tecnologias