4º Workshop do testbed FIBRE e CloudNEXT: usando testbeds para o aprendizado de Redes de Computadores  

CONTAGEM REGRESSIVA

APRESENTAÇÃO

O testbed FIBRE  (Future Internet Brazilian environment for Experimentation) é uma infraestrutura para realização de pesquisas experimentais em redes de computadores e rede de sensores, aberta para a utilização por estudantes, professores e pesquisadores que desejam testar novas arquiteturas, protocolos e aplicações em condições próximas ao mundo real. Já o CloudNEXT  (Cloud ComputiNg EXperimental Testbed), parte do projeto CloudLab-BR, possui foco na experimentação em computação em nuvem e provisionamento bare-metal, onde é necessário um uso exclusivo do hardware computacional.

Testbeds também podem ser muito úteis no ensino de Redes de Computadores e sistemas distribuídos, tanto em aulas de laboratório de cursos de graduação e pós-graduação como no contexto de cursos online (EAD).  O acesso a ambientes de experimentação de larga escala oferece aos alunos uma experiência prática que tipicamente não é possível oferecer com softwares simuladores e recursos locais de uma instituição de ensino.

 

PROGRAMAÇÃO

ESTRUTURA DO WORKSHOP

• Sessão 1:  FIBRE para iniciantes: introdução ao testbed e apresentação do novo portal de experimentação e software de controle do testbed. Esta sessão também inclui relatos de experiências de uso do testbed por parte dos usuários (baseado na submissão de artigos).
• Sessão 2:  CloudNEXT: Apresentação do novo testbed e orientações de uso.
• Sessão 3:  Demonstração e Hands-on: criação de contas e tutorial de uso. Os participantes do workshop são encorajados levarem seus notebooks para atividades práticas.Público-alvo: professores e alunos de cursos de Redes de Computadores e sistemas distribuídos (nível técnico, graduação ou pós-graduação).

Coordenadores do 4º Workshop do testbed FIBRE e CloudNEXT

Coordenador de programa

Leandro Ciuffo (RNP)

Currículo Lattes

leandro.ciuffo@rnp.br

Coordenadora Geral

Iara Machado (RNP)

Currículo Lattes

iara@rnp.br

Apoio Local

Vagner Nascimento (UNAMA)

blvagner@gmail.com

Comitê de Programa

– Gustavo Neves Dias (gustavo.dias@rnp.br)
– Fausto Vetter (fausto.vetter@rnp.br)
– Alex Moura (alex.moura@rnp.br)