PROGRAMAÇÃO

VII WORKSHOP DE TRANSPARÊNCIA EM SISTEMAS

CONTAGEM REGRESSIVA

PROGRAMAÇÃO

Programação WTranS (15/07/2019), Sala: Maniçoba / MU-6
09:00 – 09:15 Recepção – Apresentação de Início dos Trabalhos
09:15 – 09:45

Palestra 1

Visão geral sobre as plataformas tecnológicas que o Governo utiliza ou deve utilizar para garantir a transparência das informações do governo para a sociedade

Lutiano Costa da Silva (PRODAP e ABEP-TIC)
09:45 – 10:15

Palestra 2

As iniciativas de transparência no contexto computacional do TCE/PA

Claudio Vinagre (TCE-PA)
10:15 – 11:45

Palestra 3

Como os dados governamentais abertos pobem levar à transparência pública

Flavia Bernardini (UFF)
11:45 – 11:15

Palestra 4

Dados abertos e o compromisso do governo com a transparência

Alberto Tomasi (DEMAS-MS)
11:15 – 12:00 Painel de Discussão
12:00 – 14:00 Almoço
14:00 – 16:00 SECOMU
16:00 – 16:30 Cofee-break
16:30 – 17:00 Ferramenta de Pré-Processamento e Visualização de dados do DATASUS Diego Pereira Mendes
Fabio Lobato
Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior
17:00 – 17:30 Modelo de dados de Proveniência para uma Arquitetura de Dados Abertos Governamentais Cleyton Reis
Maristela Holanda
Luiz Martins
Marcio Victorino
17:30 – 18:00 Desafios de Transparência pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Luiz Paulo Carvalho
Jonice Oliveira
Claudia Cappelli
Violeta Majer
17:00 – 18:30 Mecanismos de Transparência Pública e Participação Social adotados pela Universidade Federal de Pelotas com vistas ao cumprimento dos requisitos de transparência previstos na LAI Paulo Afonso
18:30 – 19:00 Encerramento

09:15 às 09:45 – Palestra:

Visão geral sobre as plataformas tecnológicas que o Governo utiliza ou deve utilizar para garantir a transparência das informações do governo para a sociedade

Palestrante: Lutiano Costa da Silva (PRODAP e ABEP-TIC)

Tema da palestra:

O Diretor Presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação – PRODAP, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), Lutiano Silva, irá apresentar uma visão geral sobre as plataformas tecnológicas que o Governo utiliza ou deve utilizar para garantir a transparência das informações do governo para a sociedade. Ele falará sobre: Portal da Transparência, dados abertos, LGPD, lei de catálogo de serviços do cidadão e observatórios públicos.

Short-Bio: Lutiano Silva. Mestre em Ciência da Computação pela UFPE. Atualmente é Diretor Presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação – PRODAP, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Possui experiência em Gestão Pública, TI, Empreendedorismo e Inovação.

09:45 às 10:15 – Palestra:

As iniciativas de transparência no contexto computacional do TCE/PA

Palestrante: Claudio Vinagre (TCE-PA)

Tema da Palestra:

O Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA), Claudio Vinagre, irá apresentar as ações e implementações realizadas no âmbito do TCE/AP, que objetivaram o aprimoramento da transparência. Ele falará sobre: Implementações realizadas nos Portais do TCE/PA, em observância à Lei de Acesso à Informação e/ou para melhorar a usabilidade; Normas e regulamentações internas criadas, atinentes à transparência; Utilização das redes sociais como mecanismos de transparência; e Transparência no contexto da Gestão e Governança de TI no TCE/PA.

Short-Bio:

Especialista em “Sistemas de Banco de Dados” pela UFPA – Universidade Federal do Pará (2004) e graduado em “Tecnologia em Processamento de Dados” pela UNAMA – Universidade da Amazônia (1997). É servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado do Pará – TCE/PA desde 2012, exercendo atualmente o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação. Foi, também, Secretário de Tecnologia da Informação do TCE/PA no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2017, e Diretor Adjunto do Departamento de Informática do TCE/PA em 2014. Foi Analista Judiciário/Suporte do quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (2012). Analista de Controle Externo com orientação em Auditoria de TI do quadro efetivo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (2009 – 2012). Consultor em TI – Administração de Dados, do quadro efetivo do Banco do Estado do Pará (2006 – 2009). Supervisor de Sistemas da TV Liberal (2005 – 2006). Analista de Sistemas da TV Liberal (1998 – 2005). Adquiriu a certificação “Auditor Líder em Segurança da Informação – ISO 27001” pela Módulo Security Solutions (2011), e a certificação “ITIL Foundation – IT Service Management” pela PROMETRIC – EXIN (2008). Aprovado em 1º lugar em 06 (seis) concursos públicos de nível superior na área de TI, quais sejam: ALEPA – Analista de Sistema (2006); SEOP/PA – Técnico em Gestão de Informática (2006); TCE/CE – Analista de Controle Externo – orientação em Auditoria de TI (2009); Instituto Evandro Chagas e Centro Nacional de Primatas – Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica – Banco de Dados (2010); TCE/PA – Assessor Técnico de Informática – Administrador de Banco de Dados (2012); e TJ/PA – Analista Judiciário – Análise de Sistema (Suporte) (2014). Tem experiência em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Auditoria de TI, Contratações de TI, Gerenciamento de Projetos de TI, Infraestrutura de TI, Desenvolvimento de Software e Banco de Dados.

10:15 às 11:45 – Palestra:

Como os dados governamentais abertos pobem levar à transparência pública

Palestrante: Flavia Bernardini (UFF)

Tema da palestra:

A professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Flavia Bernardini, tratará do tema sobre como os dados governamentais abertos podem levar à transparência pública.

Short-bio:

Flavia Bernardini possui graduação em Ciência da Computação UNESP (1999) e mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo ICMC/USP (2002 e 2006). É professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É uma das responsáveis pelo Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (D4Ctz), e atua como colaboradora no ADDLabs e no LabESI. Tem experiência na coordenação e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento desde 2007, envolvendo principalmente o desenvolvimento de sistemas que utilizam Inteligência Artificial, com maior ênfase em Aprendizado de Máquina, para diversos problemas em diferentes domínios de aplicação. Nos últimos 5 anos, tem voltado seus interesses para a temática de Cidades Inteligentes. Nesse contexto, possui diversos trabalhos publicados, com diversas orientações de graduação, mestrado e doutorado concluídas e em andamento. Participa do grupo de Indicadores para Cidades Inteligentes da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas. Também, coordena um projeto de ensino voltado para a educação básica, envolvendo programação, pensamento computacional e robótica educativa.

10:45 às 11:15 – Palestra:

Dados abertos e o compromisso do governo com a transparência

Palestrante: Alberto Tomasi (DEMAS-MS)

Tema da palestra:

O Diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS do Ministério da Saúde do Brasil, Alberto Tomasi, irá falar sobre dados abertos e o compromisso do governo com a transparência. Ele falará sobre: O que são dados abertos e por que promover a abertura de dados; Diretrizes para dados abertos; Estratégias alinhadas para a publicação de dados abertos; Parceria com a Open Government Partnership (OGP); Decreto nº 9.903, de 08/07/19 sobre a Política de Dados Abertos do Executivo Federal; Dados abertos da saúde: 146 conjuntos de dados disponibilizados no portal dados.gov.br; Plano de Dados Abertos do Ministério da Saúde; Dados abertos e governança da informação em saúde; Exemplos de uso de dados abertos; Principais dificuldades e desafios a serem enfrentados.

 

Short-Bio:

Graduado em Gestão e Administração Pública, Alberto Tomasi trabalha em prol do Sistema Único de saúde Brasileiro (SUS) desde 2003, quando ingressou na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS). Nela, entre outros cargos, esteve à frente da Coordenação da Ouvidoria SUS, de 2015 a 2016, onde foram implantados o sistema de monitoramento de demandas por meio de redes sociais e a abertura do atendimento institucional da Ouvidoria por meio do WhatsApp.

Co-autor do aplicativo “RS Contra o Aedes” – escolhido pelo Google como um dos quatro melhores apps para o enfrentamento da epidemia de dengue e de zika nos anos de 2015 e 2016 – é responsável pela implantação da sala de monitoramento #RScontraoAedes e do BI (business intelligence) de controle de dados e informações da SES/RS.

Foi, durante os anos de 2017 a 2018, Coordenador de Redes Sociais e Monitoramento Digital da Prefeitura de Porto Alegre e, em 2019, assumiu a direção do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS do Ministério da Saúde do Brasil.