PROGRAMAÇÃO

Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software

CONTAGEM REGRESSIVA

PROGRAMAÇÃO

DIA 18 DE JULHO, QUINTA-FEIRA

Horário Título Autores
09:00 Abertura
09:15 One Minute Madness para os pôsteres
Desenvolvimento de Software para organizações Sociais Leonardo Gargano (UFRJ) Marcelo Fornazin (UFF) Barbara Ramos (UFF)
Um Estudo sobre as Principais Dificuldades na Empregabilidade de um Engenheiro de Software Edson Monteiro Neto (UFAP Julio Furtado (UFAP)
Sessão Técnica 1 – Fatores Humanos e Sociais na Educação e Soft skills
09:20 Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais Juliana Saraiva (UFPB) Vanessa Dantas (UFPB) Amanda Rodrigues (UFPB)
09:35 Uma Análise das Respostas Abertas da Avaliação Docente em Disciplinas de Ensino de Lógica e Fundamentos de Programação Emanuel Coutinho (UFC) Leonardo Moreira (UFC) Maurício Moreira Neto (UFC)
09:50 Análise de Soft Skills na Visão de Profissionais da Engenharia de Software Tiago Lima (UNISINOS) Josiane Porto (UNISINOS)
10:05 Internalização de novos membros em equipes de desenvolvimento de software: benefícios e limitações Patrícia Moser (UFPE), Joelson Araujo (UFPE), Everton Oliveira (UFPE), Henrique Ferreira (UFPE) e Christiane Pereira (UFPE)
10:20 Discussão
Sessão Técnica 2 – Fatores Humanos Sociais e Econômicos na Indústria de Software
10:40 Um Estudo sobre Turnover em Empresas de TI Embarcadas no Porto Digital de Recife Cleidiane Normando (Softex Recife) Ivaldir Junior (Universidade de Pernambuco)
10:55 Estratégia de Produto de Software a partir da perspectiva da Gestão do Conhecimento: um Mapeamento Sistemático Ana Katarine de Freitas Santana Santos (UFRPE) Ricardo Souza (UFRPE)
11:10 Utilizando Métricas de Qualidade para avaliar uma aplicação no contexto de Cidades Inteligentes Nathyane Moreno (UFMA) Alexandre Aragão (UFMA) Davi Viana (UFMA) Tercio Sousa (UFMA) Luis Rivero (UFMA) Ariel Teles (IFMA) Arlindo da Conceição (ICT-UNIFESP) Inaldo Costa (ITA) Francisco Silva (UFMA)
11:25 How Do Bot Developers Perceive Bot Development? A Survey André Pinheiro (UFPA) Caio Rabello (UFPA) Leonardo Furtado (UFPA) Gustavo Pinto, Cleidson Souza (UFPA)
11:40 Discussão
12:00 Almoço
14:00 Atividades CSBC
16:30 Pôsteres (exposição durante meia hora)
17:00 Palestra (Tanara Lauschner– UFAM) – SAIBA MAIS
18:30 Reunião com comunidade WASHES, Premiação do Best Paper e Encerramento

LOCAL  Nome CSBC: Pirarucu /  Nome Hangar: MU-8

17:00 às 18:30 – Palestra:

Computação como alternativa de desenvolvimento social, econômico e
sustentável de uma região: relatos, experiências e desafios.

 

Resumo: Nesta palestra, a professora Dra. Tanara Laushner contará um pouco de sua experiência na condução de projetos em um instituto na Amazônia que, mesmo com todas as dificuldades de uma universidade pública, ainda consegue desenvolver pesquisa de qualidade e trazer frutos para o desenvolvimento regional. A professora abordará não apenas a contribuição da tecnologia no avanço da economia da região mas também na formação e desenvolvimento de recursos humanos. Dados de pesquisa e formação da região amazônica e do Brasil serão apresentados. Ao olhar os tópicos do WASHES por um outro prisma, a professora abordará não apenas os aspectos humanos, econômicos e sociais do desenvolvimento de software, mas também apresentará uma perspectiva sobre como o desenvolvimento de software pode mudar/melhorar os aspectos econômicos, humanos e sociais de uma região.

Palestrante: Profa. Dra. Tanara Lauschner (UFAM)

Minibiografia: Engenheira Eletricista, Mestre em Ciência da Computação Dra. em Informática, Profa. da Universidade Federal do Amazonas desde 2002, tendo trabalhado em empresas do distrito industrial de Manaus e em instituições de pesquisa privadas. Atua no movimento de Mulheres e é co-Fundadora do Movimento Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para as áreas de TI, faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais, é Diretora do Instituto de Computação da UFAM e conselheira titular do Comitê Gestor da Internet(CGI.br).