20º CQ

20º Curso de Qualidade

CONTAGEM REGRESSIVA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Qualidade no Ensino da Computação é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC com o objetivo de discutir temas relacionados a Currículo e Processos Formativos na Área da Computação; Diretrizes e Referenciais Curriculares; Projetos Pedagógicos de Curso; Processo e Metodologias de Ensino e Aprendizagem; Tecnologias Educacionais, entre outros. O público alvo do evento é a comunidade acadêmica representada principalmente pelos professores, tutores e coordenadores de cursos da Área de Computação.

A 20ª edição do Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ 2019) será realizada no dia 14 de julho (domingo) como parte do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019) e ocorrerá na cidade de Belém/PA. A programação estabelecida para o evento possibilita que os participantes do CQ possam participar também do 27º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2019) e demais eventos satélites do CSBC 2019 e interagir por mais tempo e proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação.

Durante o CQ 2019 será abordado o tema “Aprendizagem Ativa e Abordagem por Competências”. Para isto a programação prevê uma palestra sobre “Abordagem por Competências na construção de Projetos Pedagógicos na Área de Computação”, um painel sobre “Metodologias de Aprendizagem Ativa em Cursos da Área de Computação” e um workshop que versará sobre “Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos da Área de Computação”.

Assim, convidamos diretores, coordenadores, professores, pesquisadores e profissionais envolvidos na formação na Área da Computação para participarem e congregarem com todos aqueles que buscam mais qualidade na Educação em Computação.

A programação as inscrições no CQ 2019 estão disponíveis na página do CSBC 2019.

PROGRAMAÇÃO CQ

Coordenadores do 20º CQ

Coordenação Geral

Ronaldo Correia (FCT/UNESP)

ronaldo@fct.unesp.br

Alexandre Cidral (UNIVILLE)

alexandre.cidral@univille.br

 

Apoio Local

Carlos Quadros (UFRA)

jeanqds@gmail.com