27º WEI

27º Workshop sobre Educação em Computação

CONTAGEM REGRESSIVA

APRESENTAÇÃO

O WEI 2019 é a vigésima sétima edição do Workshop sobre Educação em Computação, evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de debater temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para compartilhamento de novas ideias sobre metodologias, práticas, currículos e outros elementos relacionados ao ensino-aprendizagem de Computação, em todos os níveis e modalidades de ensino.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate entre coordenadores e professores de cursos de Computação sobre a organização dos currículos.

Alinhado ao tema do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019), o tema do WEI 2018 é “Educação para a Responsabilidade Socioambiental”. Professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados poderão discutir o tema participando de palestras, painéis, grupos de trabalho e apresentações de artigos. Espera-se que os participantes, membros atuantes na comunidade, tenham um posicionamento proativo no delineamento do ensino da computação no país e, consequentemente, em ações que promovam a responsabilidade socioambiental.

ARTIGOS ACEITOS    PROGRAMAÇÃO

Chamadas de Trabalhos

O WEI 2019 convida estudantes, professores e pesquisadores em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos e ferramentas, apresentando os resultados de suas pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

As submissões devem abordar temas pertinentes ao escopo do workshop. Embora o tema do WEI 2019 enfoque a responsabilidade socioambiental, os trabalhos a serem submetidos não estão limitados a ele, podendo estar relacionados aos seguintes tópicos:

  • Abordagens Multi, inter e transdisciplinares de Computação
  • Atividades extracurriculares
  • Atração de talentos para a Computação
  • Avaliação da aprendizagem
  • Competições científicas
  • Currículos de Computação
  • Desenvolvimento e uso de jogos para ensino-aprendizagem de Computação
  • Didática e Prática profissional em Computação
  • Diversidade e gênero
  • Educação inclusiva
  • Educação on-line/a distância
  • Ensino e/ou aprendizagem de Computação com dispositivos móveis
  • Ensino de temas de Computação (Algoritmos e Programação, Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software, IHC, Sistemas de Informação, outras)
  • Ética em Computação
  • Formação de professores
  • Gamificação do ensino em Computação
  • Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins)
  • Integração academia-indústria
  • Metodologias de ensino e aprendizagem
  • Métodos de estudo
  • PET (Programa de Educação Tutorial)
  • PIBID (Programa de Iniciação à Docência)
  • Sustentabilidade

O escopo da conferência não contempla relatos de uso de informática no ensino de outras áreas do conhecimento que não a Computação.

Categorias de Submissão

O WEI 2019 convida a submissão de trabalhos originais sobre Educação em Computação nas seguintes categorias:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, pesquisa-participante, métodos quantitativos, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação. Tamanho: entre 8 e 15 páginas.
  • Artigos com Relatos de Experiência/Intervenção: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços. Tamanho: entre 8 e 10 páginas.
  • Artigos sobre Ferramentas/Recursos educacionais: apresentam desenvolvimento de recursos de software ou hardware para apoiar o ensino ou a aprendizagem de Computação. Os artigos aceitos nessa categoria deverão ser apresentados em sessão especial de “demonstração de ferramentas”. Tamanho: entre 8 e 10 páginas.

 

  • Ensaios: apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Tem o propósito de expor ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema; revisar e analisar assuntos e interpretações; debater ideias e opiniões, através de pesquisa bibliográfica ou evidências empíricas. Tamanho: entre 8 e 10 páginas.

Submissão de Artigos

O processo de envio dos artigos compreende duas etapas:

  1. registro da produção no sistema JEMS (título e resumo)
  2. envio do texto completo em PDF

Apenas os autores que registrarem os artigos na primeira etapa poderão enviar o texto completo e participar da avaliação.

CLIQUE AQUI PARA SUBMETER UM ARTIGO

O texto completo deve respeitar o formato estabelecido pela SBC (Clique aqui). Os artigos submetidos devem conter entre 8 e 10 páginas, incluindo apêndices, figuras e referências bibliográficas. Excepcionalmente, na categoria “artigos de pesquisa”, serão aceitos trabalhos com até 15 páginas.

Os artigos poderão ser escritos em português ou inglês, sem identificação de autoria em nenhuma parte do texto. Trabalhos com qualquer identificação de autoria serão rejeitados.

Algumas sugestões básicas para tornar seu trabalho anônimo são listadas a seguir:

  • Substitua referências aos autores por <omitido para revisão>
  • Substitua referências às instituições dos autores por <instituição dos autores>.
  • Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos do leitor.
  • Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.
  • Na versão de submissão, omita a seção de Agradecimentos, se houver, deixando para incluí-la na versão final do artigo, caso seja aceito.

Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WEI sejam conhecidos a fim de posicionar de forma clara a contribuição do artigo submetido no escopo da conferência. Os anais estão disponíveis na BDBComp (Clique Aqui).

Avaliação de Artigos Submetidos

Todos os artigos submetidos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa em processo duplo-cego (double blind review) e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação.

Apresentação de Artigos Aceitos

Todos os artigos aceitos serão publicados como trabalhos completos nos Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, independente do formato de apresentação.

Ainda que aceito, o artigo somente será publicado nos anais a depender das seguintes condições: (i) Inscrição válida de pelo menos um dos autores; e (ii) Upload, via JEMS, do Contrato de Cessão de Direitos Autorais (https://goo.gl/QV5Ce3).

No momento do aceite, os autores serão notificados sobre a forma de apresentação do seu trabalho, podendo ser em sessão técnica de comunicações orais, sessão interativa de painéis (pôsteres) ou sessão interativa de demonstração de ferramentas.

Não há um modelo de slides de apresentação. Cada autor pode adotar livremente seu modelo de apresentação.

Premiação dos Melhores Artigos

Serão premiados os cinco melhores trabalhos submetidos e apresentados no WEI 2019, independente da categoria de submissão. A premiação consistirá em certificado de premiação de Best Paper e menção honrosa.

Datas Importantes

Data limite para registro do resumo: 29/03/2019 (prorrogado)

Data Limite para envio do texto completo: 01/04/2019 às 12h00 (-3 UTC) (prorrogado)

Notificação de aceitação: 7 de Maio (nova data)

Envio da versão final: 14 de Maio (prorrogado).

Atenção: na fase de registro do artigo (preenchimento do resumo/abstract) basta preencher o campo correspondente no formulário do JEMS. O resumo pode ser em português ou inglês. Não envie arquivos PDF contendo somente o resumo.

Coordenadores do 27º WEI

Coordenação Geral

André Raabe  (Univali)

Currículo Lattes

raabe@univali.br

 

Damires Souza (IFPB)

Currículo Lattes

 

Apoio Local

Hilda Freitas (UFRA)

hildarosamf@gmail.com

Comitê de Programa

Abraham de Sousa UFOPA
Adao Cambraia IFF
Adilson Vahldick UDESC
Adja Andrade UFRN
Alan Henrique Pardo de Carvalho FATEC/SP
Alberto Castro UFAM
Alessandro Cerqueira Univeritas/RJ
Alexandre Cidral UNIVILE
Alexandre Passito UFAM
Ana Paula Serra U. São Judas Tadeu
André Campos UFRN
André Drummond UNB
André Lemos IFTM
André Raabe UNIVALI
Andrea Charao UFSM
Anna Schwarzelmuller UFBA
Anna Beatriz Marques UFC
Antonio Carlos Fernandes da Silva UTFPR
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças UFPB
Carina F. Dorneles UFSC
Carla Delgado  UFRJ
Carolina Moreira Oliveira UFPR
Celso Olivete UNESP
Cesar França UFPE
Charles Madeira UFRN
Christian Brackmann IFRS
Christiane Gresse von Wangenheim UFSC
Cristiano Maciel UFMT
Daltro Nunes UFRGS
Damires Souza IFPB
Danielle Rousy Silva UFPB
Davi Viana UFMA
David Fernandes UFAM
Débora Abdalla UFBA
Denise Bandeira UNISINOS
Ecivaldo Matos UFBA
Edeilson Milhomem Silva CEULP/ULBRA
Edmundo Spoto UFG
Edson Pimentel UFABC
Eduardo Barrére UFJF
Eduardo Figueiredo UFMG
Elaine Oliveira  UFAM
Eleandro Maschio UTFPR
Fernanda Lima UNB
Fernando Moraes PUC/RS
Francisco Medeiros IFPB
Isabel Nunes UFRN
Isabela Gasparini UDESC
Jair Leite UFRN
Juliana Diniz  UFRP
Lafayette Melo IFPB
Leandro Silva Galvão de Carvalho UFAM
Leila Ribeiro UFRGS
Lucia Giraffa PUC/RS
Luis Rivero UFMA
Marcelo Duduchi FATEC/SP / CEETEPS
Marcelo Yamaguti PUCRS
Marcia Kniphoff da Cruz  UNISC
Marcos Borges UNICAMP
Marcos Seruffo UFPA
Maria Augusta Vieira Nelson PUC/MG
Maria de Fátima do Prado Lima UCS
Marilia Amaral UTFPR
Marilia Azevedo CEETEPS
Max Machado PUC Minas
Márcia Oliveira IFES
Márcio Cornélio UFPE
Mirella Moro UFMG
Monael Ribeiro UFABC
Morganna Diniz UNIRIO
Nara Bigolin UFSM
Naylor Garcia Bachiega USP
Noemi Rodriguez PUC/Rio
Patrícia Tedesco UFPE
Paulo Maia UEC
Renata Araujo Mackenzie
Ricardo Caceffo UNICAMP
Roberto Bittencourt UEFS
Roberto Pereira UFPR
Rodrigo de Souza UFRP
Rommel Lima UERN
Ronaldo Correia UNESP
Ronaldo Mello UFSC
Sérgio Crespo C. S. Pinto UFF
Silvia Amelia Bim UTFPR
Simone de Lima Martins UFF
Sonia França UFRP
Taciana Pontual Falcão UFRP
Tancicleide Gomes UFPE
Vinícius Maran UFSM
Vitor Bremgartner IFAM
Wilk Oliveira dos Santos USP
Wilson Veneziano UNB
Yuska Paola Costa Aguiar UFPB