13º WIT

13º Women in Information Technology

APRESENTAÇÃO

O Women in Information Technology é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

 

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento os multiplicadores desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.

 

Para consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros além de valorizar e registrar as ações e conquistas, o WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a quarta edição da chamada para a submissão de trabalhos com apresentação de propostas, resultados de pesquisa e extensão, estudos de caso e experiências relevantes ao tema que ainda não tenham sido publicadas em outros eventos.

Datas Importantes

Submissão de artigos até o dia: 25 de Março 2019 (prorrogado)

Comunicação de resultados: 29 de Abril de 2019

Envio da versão final até: 06 de Maio de 2019

Instruções aos autores

 

Os trabalhos submetidos devem estar no modelo de artigos da SBC ( disponível aqui ) em formato PDF. A submissão deve ser feita via versão antiga do JEMS ( disponível aqui ). Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes
dos Projetos e Universidades (revisão às cegas).

Nesta edição teremos duas categorias de artigos:

  • Artigos completos: com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas,
    incluindo referências, figuras e tabelas.
  • Artigos resumidos: com no mínimo 4 e no máximo 5 páginas,
    incluindo referências, figuras e tabelas.

REVISÃO

Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa em processo duplo-cego (double blind review) e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação. Todos os artigos aceitos serão publicados nos anais do CSBC desde que pelo menos um(a) dos(as) autores(as) faça a sua inscrição no evento principal e apresente o trabalho.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos selecionados na categoria resumidos serão apresentados na forma de pôsteres. A data e hora da sessão serão divulgadas em breve, assim como o modelo de pôster.
Os trabalhos selecionados na categoria completos serão apresentados em sessão técnica. Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação seguidos de 5 minutos para perguntas.
A data e hora da sessão serão divulgadas em breve.

Coordenadores do XXXVIII CTIC

Coordenadores Geral

Tanara Lauschner, UFAM

Renata Viegas, UFPB

 

Apoio Local

Yomara Pinheiro Pires, UFPA

Fórum Meninas Digitais – Coordenação Geral

Cristiano Maciel, UFMT
Karen Figueiredo, UFMT

Coordenação da chamada de trabalhos

Sílvia Amélia Bim, UTFPR
Luciana Bolan Frigo, UFSC