13º WIT

13º Women in Information Technology

CONTAGEM REGRESSIVA

APRESENTAÇÃO

O Women in Information Technology é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.
O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento os multiplicadores desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.
Para consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros além de valorizar e registrar as ações e conquistas, o WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a quarta edição da chamada para a submissão de trabalhos com apresentação de propostas, resultados de pesquisa e extensão, estudos de caso e experiências relevantes ao tema que ainda não tenham sido publicadas em outros eventos.

Datas Importantes

Registo do resumo e título do artigo: até dia 25 de março Submissão de artigos até o dia: 27 de Março 2019 (prorrogado) Comunicação de resultados: 29 de Abril de 2019 Envio da versão final até:  14 de Maio de 2019  (prorrogado)

Envio do comprovante de inscrição até: 15 de maio de 2019 (prorrogado)
Envio do Termo de Autorização para Publicação até: 15 de maio de 2019
DOCUMENTOS
Termo de Autorização para Publicação:
Modelo para impressão do pôster:
 Será disponibilizado em breve.

Instruções aos autores

Os trabalhos submetidos devem estar no modelo de artigos da SBC em formato PDF. A submissão deve ser feita via versão antiga do JEMS. Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos Projetos e Universidades (revisão às cegas).

Nesta edição teremos duas categorias de artigos:

Artigos completos: com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas, incluindo referências, figuras e tabelas.

Artigos resumidos: com no mínimo 4 e no máximo 5 páginas, incluindo referências, figuras e tabelas.

 

Algumas sugestões básicas para tornar seu trabalho anônimo são listadas a seguir:

¨     Substitua referências aos autores por <omitido para revisão>

¨     Substitua referências às instituições dos autores por <instituição dos autores>.

¨     Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos do leitor.

¨     Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.

¨     Na versão de submissão, omita a seção de Agradecimentos, se houver, deixando para incluí-la na versão final do artigo, caso seja aceito.

 

Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WIT sejam conhecidos a fim de posicionar de forma clara a contribuição do artigo submetido no escopo da conferência. 

  

Antes de submeter seu artigo verifique se:

 

(   ) o número de páginas está dentro das especificações, conforme categoria escolhida: resumo (4 ou 5 páginas) ou completo (de 8 a 10 páginas);

 

(   ) está no formato de artigo da SBC: atente-se ao tamanho do resumo e formato das referências bibliográficas.

 

(   ) o uso de fotos com pessoas seja realmente essencial ao artigo, e que as pessoas ou grupo de pessoas não possam ser identificados.

 

(   ) o texto não possui nenhuma forma de identificação de origem: SEM nomes de autores ou qualquer referência a projeto ou instituição, inclusive no título e resumo cadastrados no JEMS.

 

Artigos enviados fora desta norma serão rejeitados.

 

Observação: Caso você já tenha submetido seu artigo no JEMS, favor verificar se atende as normas aqui descritas e reenvie sua nova versão dentro do novo prazo estabelecido.

REVISÃO

Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa em processo duplo-cego (double blind review) e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação. Todos os artigos aceitos serão publicados nos anais do CSBC desde que pelo menos um(a) dos(as) autores(as) faça a sua inscrição no evento principal e apresente o trabalho.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos selecionados na categoria resumidos serão apresentados na forma de pôsteres. A data e hora da sessão serão divulgadas em breve. Siga o modelo de pôster disponível abaixo. Os trabalhos selecionados na categoria completos serão apresentados em sessão técnica. Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação seguidos de 5 minutos para perguntas.
A data e hora da sessão serão divulgadas em breve.

DOWNLOAD DO MODELO DE PÔSTER

Utilize um dos formatos abaixo:

Coordenadores do WIT 2019 – XIII Women in Information Technology

Coordenadores Geral

Tanara Lauschner, UFAM

Currículo Lattes

 

Renata Viegas, UFPB

Currículo Lattes

Apoio Local

Yomara Pinheiro Pires, UFPA

Currículo Lattes

 

CONTATO:  wit@icomp.ufam.edu.br

Fórum Meninas Digitais – Coordenação Geral

Cristiano Maciel, UFMT (Currículo Lattes)
Sílvia Amélia Bim, UTFPR (Currículo Lattes)

Coordenação da chamada de trabalhos

Sílvia Amélia Bim (USCS)  (Currículo Lattes)

UTFPR Luciana Bolan Frigo (UFSC) (Currículo Lattes)

Comitê de Programa

Adriano Braga IF Goiano
Aleteia Araujo UNB
Aline Mello Universidade Federal do Pampa
Amanda Melo Universidade Federal do Pampa
Andréa Bordin Universidade Federal de Santa Catarina
Andréia Libório UFC
Avanilde Kemczinski UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
Bruno Gadelha Universidade Federal do Amazonas
Carla Castanho Universidade de Brasília
Carla Leitao PUC-Rio
Carlos Silla Pontifical Catholic University of Parana (PUCPR)
Christiane Heemann UNIVALI
Claudia Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro
Claudia Ribeiro Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Cristina Meinhardt Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Cristina Santos URI
Diana Adamatti Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Ecivaldo Matos UFBA – Universidade Federal da Bahia
Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina
Elisandra Silva IFSP
Elloá B. Guedes Universidade do Estado do Amazonas
Fabíola Guerra Nakamura Universidade Federal do Amazonas
Fabiana Mendes Universidade de Brasília
Fabiane Benitti Universidade Federal de Santa Catarina
Fernanda Cunha UNIVALI
Fernanda Gabriela de Sousa Pires UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Graziela Simone Tonin Tonin Universidade Federal da Fronteira Sul
Idalmis Milián Sardiña UFRN
Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Jerusa Marchi Universidade Federal de Santa Catarina
Josilene Moreira UFPB
Juliana Freitag Borin Universidade Estadual de Campinas
Kalinka Castelo Branco ICMC – USP
Karen Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso
Karina Mochetti UFF
Karla Susiane dos Santos Pereira Universidade Federal do Amazonas
Kelly Braghetto IME/USP
Leandro de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Leticia Leite UNB
Lilian Berton Universidade de São Paulo
Luciana Martimiano Universidade Estadual de Maringá
Marcela Sávia Picanço Pessoa Universidade do Estado do Amazonas
Maria Augusta Silveira Netto Nunes Universidade Federal de Sergipe

Comitê de Programa

Maria Claudia Emer Universidade Tecnologica Federal do Parana
Mariangela Gomes Setti UTFPR
Marilia Amaral UTFPR
Maristela Holanda Universidade de Brasília
Márcia Ito Fatec-SP
Mônica Paz Centro Universitário Estácio da Bahia
Michele Brandão IFMG
Michelle Wangham Universidade do Vale do Itajaí
Milene Silveira Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Mirella Moro Universidade Federal de Minas Gerais
Mirtha Fernández Venero UFABC
Nara Bigolin UFSM
Patricia Plentz Universidade Federal de Santa Catarina
Pedro Clarindo da Silva Neto IFMT – campus Cuiabá
Raquel Bravo UFF (Universidade Federal Fluminense)
Regiane Kawasaki Federal University of Pará
Renata Viegas de Figueiredo Universidade Federal da Paraíba
Renata Wassermann IME-USP
Rosa Maria E. Moreira Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rosiane de Freitas Rodrigues IComp/UFAM
Sarajane Peres Universidade de São Paulo
Silvia Amelia Bim Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Soraia Prietch Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ Câmpus de Rondonópolis
Soraya Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CERES,Caicó
Tainá Medeiros IFRN
Tanara Lauschner Universidade Federal do Amazonas
Tarcísio Lemos Monteiro Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Paragominas-PA
Tatiana Santos Universidade Federal de Santa Catarina
Tatiana Renata Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
Thaíse Costa Universidade Federal da Paraíba
Thais Vasconcelos Batista UFRN
Thelma Colanzi Universidade Estadual de Maringá
Valeria Delisandra Feltrim Universidade Estadual de Maringá
Waine Teixeira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO