4º WASHES

Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software

CONTAGEM REGRESSIVA

APRESENTAÇÃO

Software é um produto criado por pessoas que trabalham em equipes com o objetivo de resolver problemas reais. Os aspectos humanos estão relacionados a comportamentos dos colaboradores durante a execução das suas atividades. Por sua vez, os aspectos sociais se referem à maneira como a interação entre os membros de uma comunidade acontece. Finalmente, os aspectos econômicos trazem à tona a noção de valor para produtos e processos de software, bem como a sua percepção pelos stakeholders, considerando perspectivas como custos, benefícios, riscos e oportunidades de mercado. Em suma, os stakeholders, as suas interações e as consequências da noção de valor são centrais para o desenvolvimento de software.

Dessa forma, faz-se importante investigar os diversos aspectos sociais, humanos e econômicos de software com o objetivo de entender seus impactos sobre práticas, processos e ferramentas de desenvolvimento de software e seus impactos nas mais diversas áreas da computação. O WASHES se propõe a reunir as diferentes perspectivas para analisar diversos contextos da computação e do desenvolvimento de software à luz das relações sociais, humanas e econômicas. Além disso, o WASHES visa criar um ambiente de encontro para acadêmicos e profissionais da indústria interessados no assunto. O WASHES contará com uma palestra, sessões de artigos completos e curtos, e sessão de discussão. Os autores dos artigos aceitos serão convidados para expor pôsteres durante a realização do evento.

 

ARTIGOS ACEITOS        PROGRAMAÇÃO        TRABALHOS PREMIADOS

Mensagem dos Coordenadores do IV Workshop sobre Aspectos Humanos, Sociais e Econômicos em Software (WASHES)

Prezados participantes da 4a edição do WASHES, sejam muito bem-vindos a Belém. Pela segunda vez consecutiva, o WASHES ocorre como um evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), evento tradicional da área de Computação no Brasil, que reúne anualmente os pesquisadores e docentes para discussões acerca de temas importantes para a área. Este ano, o evento acontece em Belém do Pará e convida os participantes para discutirem o tema “Computação e Responsabilidade Socioambiental”.

A 4a edição do traz uma programação diversificada, composta por dois (2) artigos curtos e oito (8) artigos completos selecionados e publicados mediante apresentação. Estes artigos foram selecionados rigorosamente de um conjunto de 26 submissões válidas (entre artigos completos e curtos) provenientes de um processo de revisão que envolveu 24 membros de um comitê de programa técnico altamente qualificado e formado por pesquisadores de quatro países diferentes (Brasil, Estados Unidos, França e Suécia), somados a 3 revisores externos. O período de revisão foi de 40 dias, contando com mais uma semana de período de consenso.

Os artigos selecionados trazem resultados de pesquisas importantes no tocante aos tópicos do workshop. Dado o rigor das revisões, o WASHES oferece uma programação rica, com artigos de alto nível, de autores provenientes de nove unidades da federação diferentes (Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo). A programação oferece um panorama amplo de como os aspectos humanos, sociais e econômicos em software têm sido tratados em nosso país. Os artigos são apresentados em 3 sessões diferentes: One Minute Madness, para apresentação dos pôsteres; Sessão Técnica 1 – Fatores Humanos e Sociais na Educação e Soft skills, e Sessão Técnica 2 – Fatores Humanos Sociais e Econômicos na Indústria de Software. Além disso, o workshop conta com uma palestra convidada da Profa. Dra. Tanara Lauschner (UFAM) intitulada “Computação como alternativa de desenvolvimento social, econômico e sustentável de uma região: relatos, experiências e desafios” e a reunião de encerramento com a comunidade WASHES.

Os coordenadores do WASHES 2019 agradecem à organização do 39o CSBC pelo apoio incondicional à condução do processo de seleção dos artigos, produção dos anais e providências locais para que o evento aconteça. Agradecemos também aos autores das diversas partes do país que realizaram um trabalho dedicado e minucioso e submeteram seus trabalhos, aos membros especialistas do Comitê de Programa que revisaram os artigos, e a todos os participantes do workshop. Que a investigação do papel humano e econômico no desenvolvimento de software se estenda cada dia mais no Brasil.

Desejamos a todos um agradável dia de boas discussões e interatividade.

Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG) e Rodrigo Santos (UNIRIO)
Coordenadores do WASHES 2019

Tópicos de interesse

Os tópicos do WASHES envolvem trabalhos de pesquisa diretamente relacionados aos aspectos sociais, humanos e econômicos de software e suas interseções e influências nas mais diversas áreas da Computação, não sendo restrito aos tópicos a seguir:

– Princípios e práticas de desenvolvimento e projeto que influenciam ou são influenciados por aspectos sociais, humanos e econômicos

– TI verde e os impactos econômicos e sociais no desenvolvimento de software

Soft skills, como ensiná-las/aprendê-las, e seu impacto no processo (criatividade, colaboração, liderança, boa comunicação, e outras)

– Desenvolvimento sustentável do software

– Características psicológicas, sociológicas, humanas e econômicas do desenvolvimento de software

– Ferramentas e processos de apoio a situações organizacionais e culturais

– Aspectos gerenciais e organizacionais do desenvolvimento de software

– Colaboração no desenvolvimento de software e sua relação com os aspectos sociais, humanos e econômicos

– Educação sobre os aspectos sociais, humanos e econômicos no desenvolvimento de software

– Desafios e perspectivas de pesquisa e/ou relatos de experiência da indústria de software

– Confiança em equipes de software

– Uso de redes sociais e mídias sociais por equipes de software

– Modelos de desenvolvimento de software baseados em comunidade, como open source, crowdsourcing e parcerias público-privadas

– Gerência do conhecimento e aprendizagem organizacional aliadas aos aspectos sociais e humanos no desenvolvimento de software

– Influência de aspectos econômicos no desenvolvimento de software

– Economia de apps e qualidade no desenvolvimento móvel

– Modelos de negócios, plataformas e ecossistemas de software

– Desenvolvimento Distribuído de Software e a relação com diferentes aspectos estudados

– Análise e tratamento de aspectos econômicos de sistemas-de-sistemas

– Questões relativas a licenças, propriedade intelectual e patentes

Submissão

Poderão ser submetidos:

Artigos completos (até 10 páginas): apresentando um resultado de interesse para o avanço da pesquisa na área. Artigos que descrevem modelos, métodos, estudos experimentais e relatos de experiência industriais são bem-vindos;

Artigos Curtos (até 5 páginas): descrevendo trabalhos em andamento; e

Position papers (até 2 páginas): resumindo um projeto de pesquisa, ferramenta ou técnica, ou contendo perspectivas de pesquisa nos temas do workshop.

Os artigos submetidos ao evento devem apresentar contribuições originais não submetidas ou em processo de avaliação em outros eventos ou revistas. Artigos serão julgados com base na adequação ao escopo do workshop, relevância prática, qualidade técnica, clareza de apresentação e originalidade.

Datas Importantes

 

  • Registo do resumo e título até: 28 de Março 2019 (prorrogado)
  • Envio do artigo completo até: 29 de março até as 12h (-3 UTC)
  • Notificação de aceitação: 06 de maio de 2019
  • Entrega da versão final até: 13 de maio de 2019 (prorrogado)
  • Realização: entre 14 e 18 de julho 2019

Instruções aos autores

Todas as submissões devem seguir o estilo de formatação dos eventos da SBC. Os templates estão disponíveis para download no site da SBC (Clique aqui).

Todos os artigos irão passar por um processo DOUBLE-BLIND REVIEW. Desta forma, nomes de autores, informações de contato e referências a trabalhos anteriores devem ser, obrigatoriamente, omitidos das submissões.

As submissões devem ser feitas em português ou inglês no endereço: https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3230

Coordenadores do 4º WASHES

Coordenadores de Programa

Rodrigo Santos (UNIRIO)

Currículo Lattes

 

Valdemar V. Graciano Neto (UFG)

Currículo Lattes

 

Apoio Local:

Wanessa Mendes (Estácio)

Contato

E-mail: valdemarneto@inf.ufg.br /rps@uniriotec.br / mendes.wanessa@estacio.br

Comitê Diretivo

Davi Viana UFMA
Igor Steinmacher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Campo Mourão UTFPR-CM & Northern Arizona University
Rodrigo Santos UNIRIO

Comitê de Programa

Adriano Albuquerque UNIFOR
Aline Vasconcelos IFF
Anna Beatriz Marques UFC
Carlos Eduardo de Barros Paes PUC-SP
Davi Viana UFMA
Elisa Huzita UEM
Emilia Mendes Blekinge Institute of Technology, Sweden
Everton Gomede UEL
Fernando Figueira Filho UFRN
Flavio Horita UFABC
Gislaine Camila Leal UEM
Gleison Santos UNIRIO
Heitor Costa UFLA
Ivan Machado UFBA
Jamal El-Hachem University of Pau & Pays Adour France
José David Universidade UFJF
José Jorge L. Dias Jr. UFPB
Julio Leite PUC-Rio
Milena Guessi USP
Mohamad Kassab Pennsylvania State University USA
Regina Braga UFJF
Sofia Paiva UFSJ
Vanessa Nunes UnB
Vânia Neves UFF

Revisores Externos

Awdren Fontão Universidade Federal do Amazonas, UFAM
Alessandro Machado de Araújo Universidade Federal de Goiás, UFG
Vladimir Rocha UFC