PROGRAMAÇÃO

20º Curso de Qualidade

CONTAGEM REGRESSIVA

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ARQUIVOS  DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD:

Workshop: Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos na Área de Computação: Uma visão Prática
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LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: A EXPERIÊNCIA DA UFRA (CAMPUS CAPITÃO POÇO-PA)
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ABORDAGEM POR COMPETÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO
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PROGRAMAÇÃO  DO CURSO DE QUALIDADE (CQ2019)
14 DE JULHO DE 2019 (Domingo)
09:00
às
09:15
Abertura do CQ2019 – Comissão de Educação da SBC
09:15
às
10:15
Painel: Abordagem por competências na construção de Currículos e Projetos Pedagógicos em Cursos de Graduação da Área de Computação
10:15
às
10:30
Intervalo
10:30
às
12:00
Painel: Trilhas e Desafios na Busca da Qualidade para Ensino Superior em Computação: proposições para aprendizagens ativas na cultura digital.

EXPOSITOR 1                            EXPOSITOR 2

12:00
às
14:00
Intervalo – Almoço
14:00
às
16:00
Workshop: Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos na Área de Computação: Uma visão Prática – PARTE 1
16:00
às
16:30
Intervalo – Coffee-Break
16:30
às
18:15
Workshop: Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos na Área de Computação: Uma visão Prática – PARTE 2
18:15
às
19:00
Encerramento

Os 20 anos do Curso de Qualidade no Ensino da Computação
Prof. Daltro José Nunes (UFRGS)

Comissão de Educação da SBC

09:15 às 10:15 – Palestra:

Palestra: Abordagem por competências na construção de Currículos e Projetos Pedagógicos em Cursos de Graduação da Área de Computação

 OBJETIVO: Refletir sobre teorias e estratégias para a elaboração e a implementação de currículos e projetos pedagógicos baseados em competências para cursos de Computação e discutir a efetividade do alinhamento de competências com metodologias ativas a partir de duas experiências de reformulação de PPC, em 2012 e 2017.

Ementa: Motivação para se construir currículos baseados em competências. Principais modelos de competências. Aplicação do CS-2013 ACM/IEEE. Conformidade com a DCN 2016. Aplicação dos Referenciais de Formação da SBC. Contribuições das metodologias ativas. Ambiente físico para aulas. Avaliação por competências. Treinamento de professores. Visão dos estudantes.

Prof. Alcides Calsavara (PUC-PR)

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desde 1996. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1985) e doutorado em Computer Science pela University of Newcastle upon Tyne, Grã-Bretanha (1996). Foi coordenador de diversos cursos de especialização lato sensu em computação de 1999 a 2013. Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação de 2011 a 2013 e decano da Escola Politécnica da PUCPR de 2014 a 2015. Foi membro permanente do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR de 1996 a 2018. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Computação, com projetos de plataformas para o desenvolvimento de aplicações distribuídas e projetos de infraestrutura computacional, com ênfase em otimização de desempenho de sistemas distribuídos. É supervisor do Eixo de Computação dos cursos de engenharia da Escola Politécnica da PUCPR.

10:30 às 12:00 – Painel:

Trilhas e Desafios na Busca da Qualidade para Ensino Superior em Computação: proposições para aprendizagens ativas na cultura digital

OBJETIVO: Dialogar e contextualizar sobre as possibilidades e os limites para desenvolvimento de cursos superiores (Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos) com foco na área da Computação, a partir de experiências práticas que tenham a intencionalidade de promover a qualidade desses cursos alinhadas às necessidades de alunos oriundos da Cultura Digital.

Expositor 01 – Proposições Ativas para Licenciaturas

Ementa: Aprendizagem dos alunos da educação básica na Cultura Digital. Metodologias para Aprendizagem Ativa e sua importância para licenciaturas em Computação. As concepções de avaliação para as aprendizagens na Cultura Digital. Planejamento, Implementação e Gestão de proposições para Licenciatura em Computação (o caso da UFRA – Campus Capitão Poço).

Prof. Albano de Goes Souza (UFRA)

Professor de Magistério Superior (MS) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-Campus Capitão Poço). Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT-CAPES 5). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT-CAPES 5). Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC/PROUNI). Pesquisador a mais de dez anos sobre a relação entre as Tecnologias, a Computação e os Processos Educativos. Líder do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Computação (GAEPEC/UFRA/CNPQ). Afiliado a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Desenvolve pesquisas e orientações nas áreas de: Docência do Ensino Superior (com foco em metodologias ativas); Educação e Computação (com foco no Letramento Computacional de crianças na terceira infância).

Expositor 02  – Proposições Ativas para Bacharelados e Tecnólogos

Ementa: Mudança de perspectiva em direção a uma aprendizagem centrada no estudante. A importância em desenvolver nos estudantes as Competências do Século XXI. O papel do professor como moderador da construção do conhecimento em um mundo com um grande volume de dados e informações. Qual o profissional que queremos e devemos formar para o mercado de trabalho? E para a academia?

Prof. Francisco Petrônio Alencar de Medeiros (IFPB)

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor em cursos de graduação e pós-graduação há 18 anos, dos quais 14 como professor do quadro permanente da Unidade Acadêmica de Informática do IFPB, onde atualmente é coordenador do mestrado em Tecnologia da Informação. Atuou como diretor técnico da empresa de desenvolvimento de software PACK Tecnologia de Informação, além de ter captado e gerenciado projetos com financiamento do CNPq, FAPESQ-PB e de empresas privadas. Foi bolsista da chamada 26/2015 do CNPq/SETEC para uma formação de 540 horas sobre metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas digitais na educação na Tampere University of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia. Pesquisador nas áreas de Engenharia de Software, Interação Humano Computador e Tecnologias Educacionais, atuando como coordenador e pesquisador em projetos de inovação junto ao Polo de Inovação EMBRAPII do IFPB. Coordenador de um programa de internacionalização da Secretaria de Educação da Paraíba para formação de professores nas áreas de Aprendizagem Centrada no Estudante, Empreendedorismo e Inovação na Finlândia, Israel, Reino Unido e Espanha.

14:00 às 16:00 – Workshop:

Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos na Área de Computação: Uma visão Prática – PARTE 1

Prof. Francisco Petrônio Alencar de Medeiros (IFPB)

Compreender e contextualizar através de uma abordagem prática a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em cursos da área de Computação. Refletir sobre estratégias de como tornar a aprendizagem mais significativa. Metodologias ativas de aprendizagem. Engajando estudantes através de ferramentas digitais e colaborativas aplicadas a cursos da área de Computação.

16:30 às 18:15 – Workshop:

Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos na Área de Computação: Uma visão Prática – PARTE 2

Prof. Francisco Petrônio Alencar de Medeiros (IFPB)

Aprendizagem baseada em projetos (ABP): planejamento, gerenciamento e avaliação. Apresentação de um exemplo prático de APB em uma disciplina da área de Programação. Utilizando APB para desenvolver as competências do Século XXI. Atividade prática e colaborativa utilizando metodologias ativas para melhor compreender ABP.