4º ETC

ENCONTRO DE TEORIA DA COMPUTAÇÃO

CONTAGEM REGRESSIVA

APRESENTAÇÃO

A edição de 2019 do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) tem o objetivo de aproximar a comunidade brasileira de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de computação em torno do tema Computação e Responsabilidade Socioambiental. A inovação e o avanço da tecnologia podem criar diversos problemas na comunidade, como o excesso de lixo eletrônico, o desperdício de recursos causado pela ausência de reciclagem de componentes eletrônicos. Desse modo, uma das missões do evento é promover e estimular as discussões que façam a sociedade se conscientizar e refletir sobre as suas responsabilidades no contexto da computação, tanto nas universidades, quanto nas empresas, assim como na sociedade como um todo.

O IV Encontro de Teoria da Computação (ETC 2019) é um fórum voltado para a grande área de Teoria da Computação, sendo proposto por membros da Comissão Especial em Algoritmos, Combinatória e Otimização (CE-ACO), com objetivo de promover uma maior divulgação da área para a comunidade brasileira de computação e afins, através do principal evento da SBC, o XXXIX CSBC.

Este evento é  voltado para os alunos em formação, mas também visando proporcionar uma maior integração entre os pesquisadores e profissionais que atuam na mesma, seja com enfoque em teoria pura ou em aplicações, estimulando a discussão da importância dos fundamentos da computação e sua aplicação direta no entendimento e resolução de problemas das mais diversas áreas e segmentos de mercado.

Convidamos a comunidade a compartilhar resultados de pesquisa por meio da submissão de resumos estendidos de no máximo 4 (quatro) páginas, seguindo o modelo de artigo da SBC (feito em latex preferencialmente, ou doc, mas, submetendo o pdf do artigo), abrangendo tanto pesquisas em nível de pós-graduação como também iniciação científica na graduação.

 

ARTIGOS ACEITOS     PROGRAMAÇÃO     TRABALHOS PREMIADOS

Tópicos de interesse

– Algoritmos: análise e projeto de algoritmos, técnicas de decomposição e balanceamento, algoritmos exatos, algoritmos de aproximação, algoritmos probabilísticos,  algoritmos online, algoritmos distribuídos e paralelos.

– Complexidade Computacional: análise de problemas e algoritmos, NP-completude, reduções polinomiais, prova de polinomialidade, classes de complexidade de tempo e espaço, complexidade parametrizada, análise amortizada, inaproximabilidade, algoritmos, abordagens lógicas à complexidade computacional, aplicações.

– Computabilidade: modelos teóricos de computação, métodos e linguagens formais, autômatos, computabilidade de Turing e generalizações, teoria da prova, teoria da recursão, reduções, decidibilidade, definabilidade, conjuntos enumeráveis, sistemas de prova interativa, matemática reversa, redes de Petri, aplicações.

– Otimização Combinatória: estruturas combinatórias, combinatória poliédrica, métodos exatos e aproximados, métodos de busca global e de busca local, otimização multiobjetiva, otimização estocástica, otimização em redes, pesquisa operacional, modelagem e aplicações.

– Programação Matemática: formulações, programação inteira linear e não-linear, programação por restrições, métodos enumerativos, planos de corte, branch-and-bound, branch-and-cut, branch-and-price, branch-cut-and-price, branch-and-prune, métodos híbridos exato-heurístico, programação dinâmica, etc.

– Teoria dos Grafos e Combinatória: caracterização estrutural, classes de grafos, reconhecimento, estruturas proibidas, problemas clássicos, desenho e layout de grafos, teoria espectral, grafos aleatórios, complexidade, algoritmos, aplicações.

– Teoria da Informação, Números e Criptografia: fundamentos, teoria de códigos, sistemas numéricos, aritmética modular, congruências, divisibilidade, codificação de fonte, corretores de erro, compressão, criptoanálise, protocolos com segurança demonstrável, algoritmos, aplicações.
– Teoria dos Jogos e da Decisão: fundamentos, estratégias competitivas, sistemas em equilíbrio, equilibrio de Nash, dominância, preço da anarquia e da estabilidade, leilões e mecanismos, precificação, jogos cooperativos, jogos combinatórios, pesquisa operacional, algoritmos, aplicações.
– Geometria Computacional: espaços métricos, geometria de distâncias, algoritmos geométricos,estruturas baseadas em propriedades geométricas, estruturas espaciais, aplicações.
– Outras aplicações onde sejam explorados aspectos teóricos da computação, como em biologia computacional, ciência dos dados e recuperação de informação, computação em redes, etc.

Datas Importantes

  • Submissão do resumo estendido: até 01 de abril de 2019 (prorrogado)
  • Resultado da avaliação da submissão: 29 de abril de 2019
  • Submissão da versão definitiva do resumo estendido e inscrição para o evento: até 06 de maio de 2019

 

 

Instruções aos autores

Os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumos estendidos formatados seguindo o estilo dos artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Devem ter no máximo 04 (quatro) páginas incluindo referências, figuras e tabelas. A submissão dos artigos será eletrônica, em formato PDF, por meio do sistema JEMS ( https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3237 ). O evento é aberto para a comunidade, mas com especial interesse nos alunos em formação de graduação e de pós-graduação

Pelo menos um dos autores de cada artigo aceito deve se inscrever no evento e comparecer ao mesmo para apresentar o trabalho. Os trabalhos serão selecionados para apresentação oral de até 15 minutos ou para exposição em pôster, a depender do volume de submissões e da qualidade das mesmas.  Os trabalhos aceitos serão publicados em anais eletrônicos na página do CSBC.  melhor trabalho apresentado será objeto de premiação.

Coordenadores do 4º ETC

Coordenação Geral

Cláudia Linhares Sales (UFC)

 

Flavio Keidi Miyazawa (UNICAMP)

 

Jayme Szwarcifter (UFRJ e UERJ)

 

Rosiane de Freitas (UFAM)

Vinicius Santos (UFMG)

Apoio Local

Danielle Couto (UFPA)

Contato

E-mail:  danifc@ufpa.brjayme@nce.ufrj.brrosiane@icomp.ufam.edu.br

Steering Committee do ETC:

Cláudia Linhares Sales UFC
Jayme Szwarcfiter UFRJ
Rosiane de Freitas UFAM