ARTIGOS ACEITOS
27º Workshop sobre Educação em Computação
ARTIGOS ACEITOS
Cod. | Titulo | Autores |
193332 | Playing the project: Incorporating gamification into PBL approaches for software engineering education |
Maurício Souza, Renata Teles Moreira, Eduardo Figueiredo |
192751 | Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II |
Bianca Santana, Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt |
192732 | Aprendizado Ativo Online: Um Estudo de Caso do CEDERJ |
Marcus Paulo Amorim, Daniel Menasché, Jefferson Elbert Simões, Felipe de Souza, João Ismael Pinheiro, Ageu Pacheco, Claudia Motta |
193464 | Programa{ação} – Atividades lúdicas para ensino de programação em escolas públicas |
João Victor Pinheiro, Julia Godinho, Yuri Guedes, Glosdemberger Cardoso, Debora Zumpichiatti, Janaina Gomide |
194135 | Metodologia 7Cs: Uma Nova Proposta de Aprendizagem para a Disciplina Algoritmos |
Árllon Chaves Lima, Marcos Diniz, Marianne Eliasquevici |
193455 | Coding Dojo como Prática de Aprendizagem Colaborativa para Apoiar o Ensino Introdutório de Programação: Um Estudo de Caso |
Géssica Alves, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças, Pasqueline Scaico |
193334 | Omitido: integrando hardware e software em um recurso temático para exploração da Internet das Coisas na educação básica |
Lucas Ferreira da Silva, Andrea Charao |
193572 | Uma Proposta de Método de Ensino e Relatos de Experiências com a Robótica Educacional |
Rafael Santos, Breno Sousa, Alberto Alan Raiol, Paulo Cerqueira, Fábio Bezerra |
193398 | Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em Computação: um estudo preliminar |
Leandro Silva Galvão de Carvalho, Ana Lucia Machado dos Santos, Fabíola Guerra Nakamura, Elaine Oliveira |
193378 | Ensino Inclusivo de Pensamento Computacional: um Relato de Experiência |
Luis Orleans, Natália da Silva, Igor dos Santos |
193377 | O Que Está Acontecendo com Meus Estudantes? Uma Análise dos Erros Cometidos por Estudantes Aprendizes de Programação |
Leonardo Soares e Silva, Elmano Ramalho Cavalcanti, Milena Macedo, Carine Wanderley |
193478 | Ensino de Engenharia de Software em um Curso de Sistemas de Informação: Uma Análise dos Problemas e Soluções na Perspectiva de Professores e Alunos |
Wellington Lemos, José Adson Cunha, Juliana Saraiva |
194130 | EduGamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem |
Fabricio de Sousa Pinto, Paulo Caetano da Silva |
193187 | Kahoot! como instrumento potencializador na participação e engajamento dos alunos na aprendizagem de conceitos de programação |
Jamille Silva, Fábio Cristiano, Danielle Martins |
193243 | Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Robotizen: um relato de experiência |
Igor Ferreira Dantas, Jose Falcão de Araújo Neto, Lucas Emanuel Santos da Silva, Lourival Fragoso Bonfim Neto, Douglas Henrique Emiliano de Oliveira Lima, Pasqueline Scaico, Thaíse Costa |
193096 | Uma Ferramenta CASE E-learning para Transações e Controle de Concorrência em SGBDR |
Michelle Martins, Gilberto Müller |
194139 | Uso do WhatsApp em Atividades Educativas Extraclasse On-line no Ensino de Programação |
Ernane Martins, Luís Gouveia |
192699 | Elementos de Gamificação Aplicados no Ensino-Aprendizagem de Programação Web |
Benediel Gonçalves, Carlos Portela, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, Elison Nascimento, Enio Monteiro |
193412 | Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Programação de Computadores: um Survey com Estudantes de Cursos da Área de Computação | Mauricio Arimoto |
193422 | Avaliação Automática de Ensaios, em português, centrado em atributos linguísticos de superfície e de conteúdo |
Silverio Sirotheau, João Santos, Elói Favero |
192706 | Processamento Paralelo com Hyper-Threading: Uma Análise de Desempenho Como Instrumento de Ensino e Aprendizagem em Sistemas Operacionais |
Diego Hoss, Jonatas do Nascimento, Roberta Suero, Adriano Yasuda, Levy Silva, Josepher da Silva, Gil Eduardo Andrade |
193002 | Oficinas de Aprendizagem de Programação com Scratch e Python em um Curso de Engenharia de Computação |
Camille Jesús, Bianca Santana, Roberto Bittencourt |
193159 | Metodologia Didático Simbólica como Alternativa para o Ensino de Programação de Computadores a Alunos Surdos |
Gil Eduardo Andrade, Diego Hoss, Ana Paula Marques Barbosa, Lana Gomes |
193151 | Uma Avaliação Experimental do uso de um Framework Gamificado para a Disciplina Algoritmos e Equivalente |
José Quaresma, Marianne Eliasquevici, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira |
192701 | Um Survey sobre a Aprendizagem de Programação no Curso de Sistemas de Informação |
Gracilene Viana, Carlos Portela, Albert Lopes, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira |
193635 | Analisando a influência de atributos demográficos no desempenho de estudantes em disciplinas introdutórias de programação de computadores |
Andre Pereira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Eduardo Souto |
193393 | Avaliação Sistemática de Eficácia na Aprendizagem de Algoritmos com o uso do TuPy Online |
Jorge Luiz de Jesus Goulart, Fabiano Oliveira, Paulo Pinto |
193497 | Uma proposta para predição de risco de evasão de estudantes em um curso técnico em informática |
Daniel Saraiva, Silas Santiago Lopes Pereira, Erica Gallindo, Reinaldo Braga, Carina Teixeira de Oliveira |
193552 | Uso de Mineração de Dados para o Auxílio de Produção de Material Didático em Disciplinas de Algoritmos |
Rafael Andrade, Franciny Barreto, Esdras Bispo Jr. |
193475 | A Formação do Professorado da área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu |
Paulenay Morais, Jean Rosa, Ecivaldo Matos, Marlo Souza, Luana Carneiro, Murilo Vicente Souza |
193499 | Identificação das Expectativas e Dificuldades de Alunos de Graduação no Ensino de Engenharia de Software |
Jéssica Mendes, Yandson de Jesus Costa, Rodrigo Santos, Davi Viana, Luis Rivero |
194146 | Um relato de experiência sobre o ensino de programação de computadores no Ensino Básico por meio da Olimpíada Brasileira de Informática |
Alexandre Lopes, Thalia Santana, Adriano Braga |
193794 | Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas |
José Vitor de Abreu Silva, Leticia Rocha de Oliveira, André Almeida Silva |
193428 | Tecnologias assistivas para auxiliar deficientes visuais na criação e leitura de conteúdos gráficos: uma revisão sistemática da literatura |
Leonardo Zamprogno, Bruno Merlin, João Ferreira, Heleno Fülber, Adonney Veras |
193850 | RIPChallenge: Um Jogo Sério para Auxílio ao Aprendizado do Protocolo RIP | Helcio Silva |
193921 | Um Mapeamento Sistemático sobre Métodos de Identificação Preditiva de Alunos com Risco de Reprovação em Educação de Computação |
Lucas Rodrigues Costa, Caique Lima Souza, Esdras Bispo Jr., Ana Carolina |
192920 | Proggame: Um jogo lúdico para aprendizagem significativa em lógica de programação |
Laercio Junior, Fábio Rolvander Mendes |
193261 | Teaching Computational Thinking to K-12 Educators through Distance Learning |
Eduardo Oliveira, Roberto Bittencourt |
192714 | FLEX, JFLEX e GALS: ferramentas de apoio ao Ensino de Compiladores |
Cinthyan Renata Barbosa, Robson Parmezan Bonidia, João Coelho Neto |
194074 | ML-SAI: Um Modelo Pedagógico para Atividades de M-Learning que Integra a Abordagem da Sala de Aula Invertida |
Ernane Martins, Luís Gouveia |
194126 | Ensino de Introdução à Programação na Modalidade Semipresencial com o apoio do Google Classroom: Um Relato de Experiência |
Higor Santos, Franciely Souza, Bruno Barboza, Irandir De Amorim, Maria Silva, Adauto Almeida Filho |
193492 | Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação |
Fernando Leite, Gabriel Cardoso, Yandson de Jesus Costa, Igor Rafael Estrela, Antônio Pinto, Ednara Pereira, Geraldo Braz Junior, Luis Rivero |
194160 | IslandTest: jogo educativo para apoiar o processo ensino-aprendizagem de testes de software |
Fabricio de Sousa Pinto, Rafael Jesus de Queiroz, Paulo Caetano da Silva |
194116 | #omitido_para_revisão#: Em direção a uma comunidade aberta para pesquisa sobre o aprendizado de programação |
Adson Esteves, Luiz Fernando Noschang, Aluizio Haendchen Filho, André Raabe |
194042 | Qual é o Impacto da Filosofia ágil do Scrum no Sucesso de um Projeto de Software? |
Raaby Miranda, Diovanni Araújo, Carlos Portela, Albert Lopes |
193541 | Computação Plugada: Um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada |
Matheus Oliveira, Ivonildo Gomes, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças |
193021 | Omitido: Um recurso de apoio a treinos para a modalidade Iniciação da Olimpíada Brasileira de Informática |
Ana Luisa Solórzano, Cassiano Schneider, Andrea Charao |
193733 | Ensino da lógica de programação através da gamificação nos anos finais do ensino fundamental II na zona rural no município de Capitão Poço (Pará) |
Gabriela Maria Cunha Aguiar, Lailson Menezes |
194077 | Comparação entre o Perfil dos Evadidos e dos Egressos de um Curso de Tecnologia |
Tamires Siqueira, Elaine Santos, Vilson Brasileiro Júnior, Cleyton Souza |
194141 | Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Máquina de Turing: o enigma do Curupira |
Marcela Sávia Picanço Pessoa Fernanda Gabriela de Sousa Pires Karolayne Batista Teixeira Polianny Lima |