ARTIGOS ACEITOS

27º Workshop sobre Educação em Computação

CONTAGEM REGRESSIVA

ARTIGOS ACEITOS

Cod. Titulo Autores
193332 Playing the project: Incorporating gamification into PBL approaches for software engineering education

Maurício Souza,

Renata Teles Moreira,

Eduardo Figueiredo

192751 Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II

Bianca Santana,

Luis Gustavo Araújo,

Roberto Bittencourt

192732 Aprendizado Ativo Online: Um Estudo de Caso do CEDERJ

Marcus Paulo Amorim,

Daniel Menasché,

Jefferson Elbert Simões,

Felipe de Souza,

João Ismael Pinheiro,

Ageu Pacheco,

Claudia Motta

193464 Programa{ação} – Atividades lúdicas para ensino de programação em escolas públicas

João Victor Pinheiro,

Julia Godinho,

Yuri Guedes,

Glosdemberger Cardoso,

Debora Zumpichiatti,

Janaina Gomide

194135 Metodologia 7Cs: Uma Nova Proposta de Aprendizagem para a Disciplina Algoritmos

Árllon Chaves Lima,

Marcos Diniz,

Marianne Eliasquevici

193455 Coding Dojo como Prática de Aprendizagem Colaborativa para Apoiar o Ensino Introdutório de Programação: Um Estudo de Caso

Géssica Alves,

Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças,

Pasqueline Scaico

193334 Omitido: integrando hardware e software em um recurso temático para exploração da Internet das Coisas na educação básica

Lucas Ferreira da Silva,

Andrea Charao

193572 Uma Proposta de Método de Ensino e Relatos de Experiências com a Robótica Educacional

Rafael Santos,

Breno Sousa,

Alberto Alan Raiol,

Paulo Cerqueira,

Fábio Bezerra

193398 Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em Computação: um estudo preliminar

Leandro Silva Galvão de Carvalho,

Ana Lucia Machado dos Santos,

Fabíola Guerra Nakamura,

Elaine Oliveira

193378 Ensino Inclusivo de Pensamento Computacional: um Relato de Experiência

Luis Orleans,

Natália da Silva,

Igor dos Santos

193377 O Que Está Acontecendo com Meus Estudantes? Uma Análise dos Erros Cometidos por Estudantes Aprendizes de Programação

Leonardo Soares e Silva,

Elmano Ramalho Cavalcanti,

Milena Macedo,

Carine Wanderley

193478 Ensino de Engenharia de Software em um Curso de Sistemas de Informação: Uma Análise dos Problemas e Soluções na Perspectiva de Professores e Alunos

Wellington Lemos,

José Adson Cunha,

Juliana Saraiva

194130 EduGamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem

Fabricio de Sousa Pinto,

Paulo Caetano da Silva

193187 Kahoot! como instrumento potencializador na participação e engajamento dos alunos na aprendizagem de conceitos de programação

Jamille Silva,

Fábio Cristiano,

Danielle Martins

193243 Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Robotizen: um relato de experiência

Igor Ferreira Dantas,

Jose Falcão de Araújo Neto,

Lucas Emanuel Santos da Silva,

Lourival Fragoso Bonfim Neto,

Douglas Henrique Emiliano de Oliveira Lima,

Pasqueline Scaico,

Thaíse Costa

193096 Uma Ferramenta CASE E-learning para Transações e Controle de Concorrência em SGBDR

Michelle Martins,

Gilberto Müller

194139 Uso do WhatsApp em Atividades Educativas Extraclasse On-line no Ensino de Programação

Ernane Martins,

Luís Gouveia

192699 Elementos de Gamificação Aplicados no Ensino-Aprendizagem de Programação Web

Benediel Gonçalves,

Carlos Portela,

Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira,

Elison Nascimento,

Enio Monteiro

193412 Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Programação de Computadores: um Survey com Estudantes de Cursos da Área de Computação Mauricio Arimoto
193422 Avaliação Automática de Ensaios, em português, centrado em atributos linguísticos de superfície e de conteúdo

Silverio Sirotheau,

João Santos,

Elói Favero

192706 Processamento Paralelo com Hyper-Threading: Uma Análise de Desempenho Como Instrumento de Ensino e Aprendizagem em Sistemas Operacionais

Diego Hoss,

Jonatas do Nascimento,

Roberta Suero,

Adriano Yasuda,

Levy Silva,

Josepher da Silva,

Gil Eduardo Andrade

193002 Oficinas de Aprendizagem de Programação com Scratch e Python em um Curso de Engenharia de Computação

Camille Jesús,

Bianca Santana,

Roberto Bittencourt

193159 Metodologia Didático Simbólica como Alternativa para o Ensino de Programação de Computadores a Alunos Surdos

Gil Eduardo Andrade,

Diego Hoss,

Ana Paula Marques Barbosa,

Lana Gomes

193151 Uma Avaliação Experimental do uso de um Framework Gamificado para a Disciplina Algoritmos e Equivalente

José Quaresma,

Marianne Eliasquevici,

Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

192701 Um Survey sobre a Aprendizagem de Programação no Curso de Sistemas de Informação

Gracilene Viana,

Carlos Portela,

Albert Lopes,

Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

193635 Analisando a influência de atributos demográficos no desempenho de estudantes em disciplinas introdutórias de programação de computadores

Andre Pereira,

Leandro Silva Galvão de Carvalho,

Eduardo Souto

193393 Avaliação Sistemática de Eficácia na Aprendizagem de Algoritmos com o uso do TuPy Online

Jorge Luiz de Jesus Goulart,

Fabiano Oliveira,

Paulo Pinto

193497 Uma proposta para predição de risco de evasão de estudantes em um curso técnico em informática

Daniel Saraiva,

Silas Santiago Lopes Pereira,

Erica Gallindo,

Reinaldo Braga,

Carina Teixeira de Oliveira

193552 Uso de Mineração de Dados para o Auxílio de Produção de Material Didático em Disciplinas de Algoritmos

Rafael Andrade,

Franciny Barreto,

Esdras Bispo Jr.

193475 A Formação do Professorado da área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu

Paulenay Morais,

Jean Rosa,

Ecivaldo Matos,

Marlo Souza,

Luana Carneiro,

Murilo Vicente Souza

193499 Identificação das Expectativas e Dificuldades de Alunos de Graduação no Ensino de Engenharia de Software

Jéssica Mendes,

Yandson de Jesus Costa,

Rodrigo Santos,

Davi Viana,

Luis Rivero

194146 Um relato de experiência sobre o ensino de programação de computadores no Ensino Básico por meio da Olimpíada Brasileira de Informática

Alexandre Lopes,

Thalia Santana,

Adriano Braga

193794 Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas

José Vitor de Abreu Silva,

Leticia Rocha de Oliveira,

André Almeida Silva

193428 Tecnologias assistivas para auxiliar deficientes visuais na criação e leitura de conteúdos gráficos: uma revisão sistemática da literatura

Leonardo Zamprogno,

Bruno Merlin,

João Ferreira,

Heleno Fülber,

Adonney Veras

193850 RIPChallenge: Um Jogo Sério para Auxílio ao Aprendizado do Protocolo RIP Helcio Silva
193921 Um Mapeamento Sistemático sobre Métodos de Identificação Preditiva de Alunos com Risco de Reprovação em Educação de Computação

Lucas Rodrigues Costa,

Caique Lima Souza,

Esdras Bispo Jr.,

Ana Carolina

192920 Proggame: Um jogo lúdico para aprendizagem significativa em lógica de programação

Laercio Junior,

Fábio Rolvander Mendes

193261 Teaching Computational Thinking to K-12 Educators through Distance Learning

Eduardo Oliveira,

Roberto Bittencourt

192714 FLEX, JFLEX e GALS: ferramentas de apoio ao Ensino de Compiladores

Cinthyan Renata Barbosa,

Robson Parmezan Bonidia,

João Coelho Neto

194074 ML-SAI: Um Modelo Pedagógico para Atividades de M-Learning que Integra a Abordagem da Sala de Aula Invertida

Ernane Martins,

Luís Gouveia

194126 Ensino de Introdução à Programação na Modalidade Semipresencial com o apoio do Google Classroom: Um Relato de Experiência

Higor Santos,

Franciely Souza,

Bruno Barboza,

Irandir De Amorim,

Maria Silva,

Adauto Almeida Filho

193492 Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação

Fernando Leite,

Gabriel Cardoso,

Yandson de Jesus Costa,

Igor Rafael Estrela,

Antônio Pinto,

Ednara Pereira,

Geraldo Braz Junior,

Luis Rivero

194160 IslandTest: jogo educativo para apoiar o processo ensino-aprendizagem de testes de software

Fabricio de Sousa Pinto,

Rafael Jesus de Queiroz,

Paulo Caetano da Silva

194116 #omitido_para_revisão#: Em direção a uma comunidade aberta para pesquisa sobre o aprendizado de programação

Adson Esteves,

Luiz Fernando Noschang,

Aluizio Haendchen Filho,

André Raabe

194042 Qual é o Impacto da Filosofia ágil do Scrum no Sucesso de um Projeto de Software?

Raaby Miranda,

Diovanni Araújo,

Carlos Portela,

Albert Lopes

193541 Computação Plugada: Um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada

Matheus Oliveira,

Ivonildo Gomes,

Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças

193021 Omitido: Um recurso de apoio a treinos para a modalidade Iniciação da Olimpíada Brasileira de Informática

Ana Luisa Solórzano,

Cassiano Schneider,

Andrea Charao

193733 Ensino da lógica de programação através da gamificação nos anos finais do ensino fundamental II na zona rural no município de Capitão Poço (Pará)

Gabriela Maria Cunha Aguiar,

Lailson Menezes

194077 Comparação entre o Perfil dos Evadidos e dos Egressos de um Curso de Tecnologia

Tamires Siqueira,

Elaine Santos,

Vilson Brasileiro Júnior,

Cleyton Souza

194141 Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Máquina de Turing: o enigma do Curupira

Marcela Sávia Picanço Pessoa

Fernanda Gabriela de Sousa Pires

Karolayne Batista Teixeira

Polianny Lima